O Livro “Bullying, Ética e Direitos Humanos” do Projeto Escola Sem Bullying® da Abrace – Programas Preventivos é destaque para o Ensino Médio na conscientização do bullying.

O livro foi desenvolvido pelo Filósofo, Pedagogo e especialista em Direitos Humanos Benjamim Horta, e o Advogado Euclides Vargas, a fim de abordar os aspectos filosóficos, éticos e de relações humanas, além do Guia Jurídico sobre bullying e suas implicações legais.

Falar a respeito o bullying escolar para o Ensino Médio é muito mais que conscientizar os alunos sobre a problemática. É preciso desconstruir o tema com o objetivo de levantar questões que dizem respeito não somente ao que é certo e errado, mas sim ao que é ético, moral, e de como estas questões podem nos ajudar a criar uma consciência humana em relação aos comportamentos aplicados em sociedade, e assim, um futuro consciente e de pessoas saudáveis emocionalmente.

O livro que possui 232 páginas explica o bullying escolar de forma clara, objetiva e aborda sinais perceptíveis àqueles que são vítimas, espectadores e agressores. A obra ainda instrui cada um dos públicos em como agir diante deste problema, além de dicas, sinais de alerta e uma abordagem pedagógica, leve, e instrutiva sobre o bullying. Definições sobre ética e moral são também são abordadas, e indicam um novo modo de pensar a respeito das relações do dia-a-dia, trazendo à tona oportunidades de reflexão diante de um assunto tão sério e de graves consequências.

A obra destaca um Guia jurídico sobre o bullying e suas implicações legais, e informa sobre os procedimentos quanto a recente questão da Lei 13.185 – Programa de Combate à Intimidação Sistemática Bullying, além de todos os outros aspectos do ordenamento jurídico brasileiro sobre este tema, incluindo Estatuto da Criança e do Adolescente, o bullying e as infrações criminais do direito comum e na legislação especial, responsabilidade das instituições e pessoas envolvidas no bullying, entre outros.

Sobre o bullying


O bullying não diz respeito somente à agressão física – 89% dos alunos entrevistados em pesquisa da Abrace – Programas Preventivos, por exemplo, acham que apelidos pejorativos não caracterizam bullying. Na verdade, o fenômeno é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, praticados por um ou mais alunos contra um outro, dentro de uma relação desigual de poder ou força física.

Este tipo de violência traz diversos problemas para os jovens, comprometendo seu desenvolvimento biopsicossocial. Dor, angústia, sofrimento, insegurança e desequilíbrio psicológico são algumas das consequências, afetando diretamente o processo de ensino e aprendizagem.

Conscientizar, prevenir e apoiar: as diversas frentes do Projeto Escola Sem Bullying®

 

O combate ao bullying escolar envolve várias frentes de ação. Por isso a Abrace Programas Preventivos criou o Projeto“Escola Sem Bullying®”, um projeto interdisciplinar que conta com pesquisas, cursos de capacitação, palestras, planos de aula, livros paradidáticos, políticas pedagógicas de prevenção, aplicativo para combate ao cyberbullying e apoio na intervenção e mediação de casos de bullying. É um programa completo que oferece todo o suporte às escolas para que o bullying se transforme em uma página virada na vida de alunos e professores.

Benjamim Horta, diretor da Abrace Programas Preventivos, destaca que o programa conta com uma importante análise de resultados: “após o Escola Sem Bullying, 98% dos alunos contam que se sentiram mais à vontade para denunciar agressões. Os professores também apontam maior interesse e motivação dos alunos depois da inserção de práticas de prevenção no dia a dia”, relata. “Nós promovemos a transformação do ambiente escolar. Não queremos apenas aplicar o projeto, queremos instaurar uma cultura de paz, reduzindo os índices de bullying nas instituições, auxiliando alunos e educadores”, reforça Benjamim, que finaliza com um dado muito positivo: “94% das crianças e adolescentes que participaram do programa não sofrem mais bullying na escola”.

Autores:

Benjamim_Horta_Abrace_Programas_Preventivos

 

Benjamim é filósofo e pedagogo especializado em Filosofia e Direitos Humanos, e estudante contínuo de psicanálise, uma de suas maiores paixões.
Começou a trabalhar na área de educação ainda na Inglaterra onde morou durante 4 anos desenvolvendo projetos para a melhoria de habilidades sociais entre crianças e adolescentes. É Diretor da Abrace – Programas Preventivos.

 

Euclides_Vargas_Abrace_Programas_Preventivos

Advogado há mais de 30 anos, Euclides é apaixonado pelo meio ambiente e por causas humanitárias. Trabalhou durante muitos anos em prol do desenvolvimento sustentável, na implementação de planos e programas sócio ambientais e patrimoniais. É especializado em Direito sócio ambiental, Auditoria ambiental, Direito empresarial e Direitos imobiliário.

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